O Library Part Maker (LPM) é uma extensão do ArchiCAD que simplifica e agiliza a criação de itens de biblioteca personalizados, baseados em GDL (Graphic Definition Language).
É uma ferramenta que de criação de elementos de biblioteca interativa, sem qualquer conhecimento de programação em GDL.
O LPM, centra-se na entrega do 'I' do BIM (Building Information Modeling) e está em conformidade com os padrões da indústria.
A extensão usa uma abordagem baseada em dados, preservando a liberdade do usuário em projetar. Isso complementa fortemente o foco de desenvolvimento de software da Graphisoft: dando aos nossos usuários a capacidade de criar virtualmente qualquer conteúdo personalizado.
- Crie facilmente objetos de biblioteca detalhados para o Archicad: Objetos Genéricos, Portas, Janelas, Clarabóias, Luminárias, Item de Biblioteca MEP (totalmente funcional com a Biblioteca MEP 26 e o Modelador MEP da Graphisoft.
- Crie rapidamente Símbolos 2D e representações 3D sensíveis à escala: Objetos baseados em nível de detalhe para documentação tradicional, assim como, fluxos de trabalho baseados em BIM em toda a indústria da construção.
- Obedeça facilmente aos padrões nacionais para objetos de Biblioteca, personalizando os Esquemas de Propriedades.
- Anexe seus dados aos objetos do Item da Biblioteca para que você tenha o ‘I’ no BIM: “Um clique” na importação de dados de planilhas; Aumente a qualidade dos dados e simplifique a importação de conjuntos de dados em massa; Cumpra os requisitos de dados especificados pelos Modelos de Dados do Produto.
O Library Part Maker permite que você desenvolva até mesmo formas complexas com a ajuda das ferramentas de modelagem nativas do ArchiCAD, como paredes, lajes, telhados e especialmente morphs.
A ferramenta oferece três níveis de definição para símbolos de vista plana e modelos 3D. Os usuários podem associar linhas, preenchimentos e formas com o nível de detalhe desejado, colocando-os em uma das camadas predefinidas. A origem do objeto e os hotspots necessários também podem ser definidos.
O único compromisso ao desenvolver objetos sem nenhum conhecimento de programação é a natureza fixa da geometria resultante.
O Library Part Maker é uma das melhores ferramentas disponíveis para criar objetos ricos em dados, permitindo que os usuários adicionem dados com um único clique.
A geometria pode ser criada no ArchiCAD ou importada de uma variedade de formatos de arquivos (.IFC, .3dm, .3ds, .dwg, etc...).
O usuários podem selecionar entre esquemas de dados predefinidos e também podem importar dados de objetos de planilhas Excel personalizadas ou compatíveis com o BIM.
Crucialmente, nenhuma experiência em GDL ou conhecimento de programação é necessária.
Atributos como canetas, preenchimentos, tipos de linha e materiais dos objetos criados são paramétricos em portanto, editáveis em projetos ArchiCAD. Os usuários podem definir os valores desejados durante o processo de salvamento.
A grande maioria dos objetos são definidos para o conceito branco por padrão, mas isso não significa que as superfícies sejam fixadas para serem brancas. O Library Part Maker permite controle paramétrico sobre materiais sem exigir habilidades de programação.