segunda-feira, 19 de abril de 2021

Extensão .LCF

Muitos anos atrás, as partes da biblioteca do ARCHICAD estavam localizadas, por padrão, em estruturas de pastas. O programa era enviado com uma pasta Library (por exemplo, ARCHICAD Library 6.5) e nessa pasta estava localizada uma estrutura de pastas completa contendo mais de 1000 elementos da biblioteca que compunham a biblioteca ARCHICAD.

Para falar um pouco sobre a extensão .LCF vamos voltar um pouco no tempo, 

Por volta do ARCHICAD 7 ou 8, a GRAPHISOFT começou a enviar as bibliotecas em arquivos PLA. 
Como você sabe, um arquivo PLA é um 
arquivo de projeto no qual todas as partes da biblioteca das bibliotecas carregadas podem ser salvas. 

No caso do arquivo PLA da Biblioteca, o arquivo não continha nenhum dado de modelo - sem paredes, lajes, telhados, etc. 

Ele foi salvo de um arquivo ARCHICAD vazio no qual a Biblioteca padrão foi carregada. 
O arquivo foi salvo como PLA com todas as partes das bibliotecas carregadas incluídas.

Esta foi uma maneira conveniente de entregar a Biblioteca padrão. 

Na maioria das vezes, os usuários abriam esse arquivo ObjectLibrary.PLA e extraíam a biblioteca para uma pasta. 
Isso resultaria na mesma Estrutura de Biblioteca com a qual estavam acostumados nas versões anteriores. 

Então, na versão 10, surgiu um novo conceito chamado Library Container Files . Toda a ARCHICAD ObjectLibrary foi enviada em um único arquivo LCF. Este é o método usado até hoje nas versões do ARCHICAD.

Se você for para a pasta Biblioteca da instalação do ARCHICAD (por exemplo, C: \ Arquivos de programas \ Graphisoft \ ARCHICAD 24\ Biblioteca ARCHICAD 24), verá o arquivo .LCF que contém toda a biblioteca de objetos (esse arquivo é denominado ARCHICAD Biblioteca 24.lcf.


O arquivo LCF contém toda a Biblioteca de Objetos do ARCHICAD (todos os objetos junto com suas macros, além de zonas, texturas etc.) em uma estrutura hierárquica. 

Quais são os benefícios?

  • Você lida com um único arquivo em vez de centenas ou milhares de objetos individuais. Portanto, caso você precise mover, copiar ou enviar a biblioteca, a ação é feita simplesmente manipulando o arquivo LCF.
  • Carrega mais rápido do que a biblioteca extraída ou PLA, o que pode reduzir o tempo necessário para que seus projetos sejam carregados, especialmente quando várias ou grandes bibliotecas são carregadas para o projeto.
  • Carregar uma pasta contendo um LCF tornará as peças da biblioteca no LCF disponíveis no projeto . Com o PLA, não é assim. Isso significa que se você carregar uma pasta como uma Biblioteca e essa pasta contiver um arquivo LCF, o arquivo LCF será reconhecido como um contêiner para Objetos de Biblioteca e todos os Objetos de Biblioteca dentro do arquivo LCF estarão disponíveis para uso no Projeto. No caso de um arquivo PLA, você primeiro teria que extrair os Objetos de Biblioteca contidos no arquivo PLA para uma pasta antes de poder carregá-los em seu Projeto.
  • LCF é muito útil, bem como a forma recomendada e preferida para desenvolvedores de bibliotecas para a distribuição de seu conteúdo. Isso é bom se você não quiser que os usuários modifiquem as peças da biblioteca, pois os usuários não podem abrir um objeto da biblioteca localizado no arquivo LCF, modificá-lo e sobrescrevê-lo dentro do arquivo LCF (eles teriam que usar o comando Salvar como para salvar o modificado o objeto da biblioteca para outro local). Dessa forma, a biblioteca do desenvolvedor localizada no arquivo LCF preserva sua integridade.
  • LCF é bom para gerentes de BIM criarem uma biblioteca de escritório . O gerenciador BIM coleta todos os objetos da biblioteca que precisam estar na biblioteca do escritório em uma única estrutura de pasta e, em seguida, cria um único arquivo LCF a partir dessa estrutura de pasta. Em seguida, o BIM Manager pode disponibilizar o único arquivo LCF da Biblioteca do Office para todo o escritório em um local na rede do escritório ou no servidor BIM. Quando qualquer modificação é necessária, o Gerenciador BIM modifica os Objetos da Biblioteca em seu local de origem, recria o arquivo LCF e o copia para o local compartilhado na rede do escritório ou no Servidor BIM, notificando o usuário de que houve uma atualização da Biblioteca do Office.
  • O arquivo LCF preserva toda a estrutura de pastas da hierarquia de arquivos original a partir da qual o LCF foi criado. Isso torna mais fácil usar e gerenciar a biblioteca LCF, pois os elementos sempre serão encontrados no mesmo local relativo dentro do LCF.
  • O arquivo LCF pode ser compactado . Desta forma, ocupam menos espaço em disco e são mais fáceis de gerir, distribuir ou distribuir mais pela rede local ou pela Internet. Isso pode ser importante e útil, por exemplo, no caso de bibliotecas localizadas em um servidor BIM, quando os usuários precisam ingressar em projetos do servidor BIM de um local remoto com conexão à Internet de não alta velocidade e precisam fazer o download de todo o projeto com todas as bibliotecas vinculadas uma vez pela primeira vez que eles se juntam. O tamanho reduzido do LCF pode acelerar bastante esta etapa.

Em resumo, quando você ver um arquivo com a extensão .LCF saberá que lá contem toda a Biblioteca de Objetos do ARCHICAD (todos os objetos junto com suas macros, além de zonas, texturas etc.) . 

sábado, 17 de abril de 2021

ArchiCAD torna-se multidisciplinar

 


A versão 24 do ArchiCAD, inclui um conjunto de recursos para os clientes, mas este lançamento também oferece quatro anos de desenvolvimento para revolucionar a colaboração de modelos.

o ArchiCAD 24 é o maior lançamento do ArchiCAD até então.


Multidisciplinar

Embora o produto seja chamado de ArchiCAD, com o passar dos anos, seu escopo e alcance se ampliou e seu nome tem se tornado um pouco impróprio. A força principal é certamente a arquitetura, mas o ArchiCAD é versátil para definir projetos BIM e o desenvolvimento de MEP e os elementos estruturais foram turboalimentados.


Mecânica, elétrica e hidráulica

Os elementos MEP estavam disponíveis como um complemento para o ArchiCAD até a versão 23, mas agora o MEP está integrado na plataforma principal, de modo que todos os usuários têm a chance de criar componentes MEP. Houve um desenvolvimento considerável dos recursos de MEP e parece estar cheio de recursos e fácil de usar, a colocação de elementos cria buracos nas paredes, etc.

Ao incluir o MEP no ArchiCAD, fica claro que a Nemetschek está tentando abordar os dissidentes que dizem que o ArchiCAD não é uma alternativa ao Revit, pois não é multidisciplinar. A combinação de estrutural, MEP e arquitetura em seu principal produto é mais do que uma declaração de intenções.


Estrutural

Embora você possa modelar elementos estruturais antes do 24,
O ArchiCAD agora pode gerar automaticamente um Modelo de Análise Estrutural (SAM) com base nas definições dos elementos estruturais dentro do modelo de construção.

O software verifica automaticamente se os elementos estruturais estão todos conectados e serão atualizados à medida que o projeto do edifício evolui. Aqui é possível ver todas as cargas, capacidades de suporte de carga, pontos de conexão entre elementos de suporte de carga, como lajes de vigas e telhados, etc. A Graphisoft acredita que se você ver como isso foi implementado e os benefícios dos fluxos de trabalho colaborativos, você não querer voltar.


Visualização


BIMx, a ferramenta de visualização e apresentação, passa por uma grande reformulação com a criação de um único aplicativo BIMx. 
O BIMx agora é 'freemium' no sentido de que é gratuito para criar e compartilhar modelos, permitindo a visualização, medição e compartilhamento de modelos, embora você precise do ArchiCAD para criá-los.

O BIMx também está disponível em praticamente qualquer lugar - celular, desktop ou via navegador. Para usuários pagantes, o BIMx pode ser habilitado para transmitir modelos enormes que não cabem na memória e pode acessar ferramentas API e salvar visualizações / posições favoritas. Os modelos BIMx podem ser salvos e acessados ​​via BIMcloud ou depositados no Dropbox ou outros armazenamentos de arquivos hospedados.


Twinmotion


A parceria da Graphisoft com a Epic Games, desenvolvedora do Unreal Engine, continua a florescer com uma integração profunda para o Twinmotion 2020, permitindo visualização em tempo real incrível e recursos de RV. 
O software é gratuito para os planos do ArchiCAD. O ArchiCAD 24 também possui mais de 500 novos materiais de superfície, juntamente com uma biblioteca residencial renovada.


Revolução do BIMcloud


BIMcloud, o servidor de colaboração da Graphisoft, teve uma evolução considerável desde seu lançamento original em 2014. Ele conecta com segurança as equipes que estão trabalhando em projetos comuns e limita a transferência de dados enviando apenas o 'delta', as alterações que cada contribuidor faz, com segurança adicional caches locais para reduzir atrasos na rede. 
Ele oferece controles e bloqueios no nível do elemento e agora pode atuar como a única fonte de dados BIM para qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta.


API-tastic

Enquanto o ArchiCAD oferece seu próprio ambiente de programação, GDL, e se conecta ao Rhino / Grasshopper como nenhuma outra ferramenta BIM, a Graphisoft agora está adicionando suporte para Python API e o interessante PARAM-O para conteúdo paramétrico personalizado (atualmente disponível apenas na versão Windows ) O ArchiCAD está ficando incrivelmente flexível nas opções para personalizar e conduzir a geração de modelos paramétricos.


Conclusão

ArchiCAD 24 é uma revolução silenciosa. No lançamento, você não ouviria a empresa falar sobre as pilhas de tecnologia subjacentes ou entrar em detalhes sobre quanto trabalho foi feito nos últimos três / quatro anos. Na verdade, tudo o que você veria e mostraria são os novos recursos para tornar possível a modelagem contínua de edifício único.

a Graphisoft praticamente entregou o tipo de funcionalidade que a Autodesk estava falando na Quantum em 2016 , embora a Autodesk ainda não tenha entregue nada. A Graphisoft conseguiu integrá-lo perfeitamente à linha de produtos atual e reescreveu parte do ArchiCAD para utilizar o novo esquema.


Uma lista dos principais atalhos

Aqui está uma lista dos principais atalhos do Archicad para facilitar seu fluxo de trabalho. Esses atalhos cobrem comandos básicos de naveg...